Marketing Digital e suas principais ferramentas

Postado por
na categoria Noticias

Estamos vivenciando uma era digital, em que a internet é parte da vida da maioria das pessoas. Por isso, é natural que empresas passem a se posicionar também na web, fortalecendo suas marcas e, principalmente, estabelecendo um espaço aberto para o diálogo e a construção de relacionamento com os seus clientes.

Ações desatentas, erros e falta de resposta aos clientes podem surtir um efeito contrário do desejado, literalmente denegrindo a imagem de uma marca junto aos seus consumidores. Estes, por sua vez, tendem a utilizar os canais de comunicação oferecidos pela internet para se manifestarem quando se sentem insatisfeitos.

Por toda esta complexidade é necessário, antes de pensar em utilizar qualquer ferramenta, realizar um planejamento detalhado das ações, atentando para toda a operacionalização e os resultados pretendidos. O sucesso do Marketing Digital dependerá muito mais desta clareza estratégica do que da ferramenta escolhida.

Conheça, algumas, das principais ferramentas de divulgação online:

Blogs

São páginas, geralmente com estrutura simples, onde é possível divulgar conteúdos (textos, fotos e vídeos). Em geral, as ações de Marketing Digital utilizam blogs já conhecidos, buscando a indicação de blogueiros ou inserindo banners (propaganda).

Sites

Contam com uma estrutura mais complexa e sofisticada que os blogs. É cada vez mais comum que produtos e empresas tenham sites, como forma de divulgar atividades, novidades e abrir canais de comunicação com os consumidores.

Hotsites

São pequenos sites, bastante simples, criados para um evento específico. Os hotsites são utilizados, por exemplo, no momento do lançamento de um produto ou para divulgar uma ação de marketing off-line específica (como os shows promovidos pela marca em um festival).

Google AdWords

É uma modalidade de marketing digital específica do Google, através da qual o site da empresa ou produto ganha destaque especial no mecanismo de busca, pagando-se de acordo com quantidade de cliques por anúncio.

SEO – Search Engine Optimization

Trata-se de um mecanismo utilizado para saber quais são as palavras-chave mais procuradas pelo público de um determinado produto. Inserindo estas palavras em seu conteúdo interno, as páginas das empresas conseguem obter melhor posicionamento nas buscas espontâneas das páginas de pesquisa, principalmente o Google.

Redes Sociais

São estratégicas quando o assunto é a interação com o consumidor e a propagação de mensagens para públicos selecionados e específicos. Através das redes sociais é possível divulgar e vender produtos, gerar engajamento e construir uma comunicação mais direta com os consumidores, fazendo com que eles opinem e, o mais desejado, recomendem seus produtos e serviços.

E-commerce

É a venda de produtos através da internet. Também recebe o nome de comércio eletrônico e exige o auxílio de profissionais especializados tanto para o desenvolvimento de sistemas de compra e venda quando para a divulgação. Fora da rede, o grande desafio é dar conta da demanda através de uma logística eficiente.

Espero que esse pequeno post sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção.
E se ficou alguma dúvida sobre o assunto, é só perguntar deixando um comentário aqui ou em nossa Página no Facebook. 

Fonte: www.portalmidiacriativa.com

Tenho certeza que faltou alguma coisa nesse artigo, o que acha? Deixe um comentário abaixo: