Entenda o tempo do seu projeto e venda mais!

O Entendimento do tempo é fundamental. Não adianta forçar a barra, o feijão não vai se sentir pressionado e germinar mais rápido no algodão. É sério.

Percebo que o entendimento do tempo do projeto é um dos fatores mais comuns para o fracasso do mesmo. A razão é simples, se o projeto for um muro de 2,00×2,00m, em um dia você constrói, agora, se for um edifício de 10 andares não se frustre se amanhã não estiver pronto.

1. Calma, os resultados virão.

Entender o tempo é algo fundamental para a sua saúde mental, conheço gente que já pirou por falta desse entendimento, e uma dessas pessoas é este que vos escreve. Num projeto razoável, existem etapas que são fundamentais como ter um objetivo claro, quais os recursos necessários e quais os disponíveis, a implementação (e existem várias sub-etapas nesse), acompanhamento, adaptação do projeto ao longa da implementação e etc, mas é claro que esta lista pode variar. Mas aqui você já consegue perceber que não é do dia pra noite que as coisas vão acontecer.

2. Aprenda a viver com o essencial

E esta é uma dica para os autônomos ou quem está começando sua vida de empreendedor. Não deixe que as necessidades financeiras gerem em você aquele ansiedade avassaladora, isso vai atrapalhar muito sua paz de espírito e você tende a perder muita qualidade de vida. Aprenda a ser tolerante com a atual circunstância para que você tenha “cabeça” para empreender de forma correta e não no calor das emoções. Quando não se tem o entendimento do tempo qualquer boleto de R$3,00 tem o poder de fazer você interferir no planejamento traçado previamente e tomar decisão que comprometerão o projeto. Não deixa que a circunstância faça você perder o foco.

3.Trabalhe como se não existisse o amanhã

Trabalhe religiosamente. Esteja cedo na sua mesa, tome uma boa xícara de café, anote cada tarefa daquele dia em algum lugar como um caderno, e a medida que você for finalizando cada um delas risque-a, isso vai ajudar você a medir sua produtividade. Lembre-se que horário de trabalho é horário de trabalho, mais nunca perca a simpatia e educação.

4. Quando os primeiros resultados começarem a vir, lembre-se, só está começando

Termine o ciclo do projeto. Não se empolgue com os primeiro resultados, nem desista com os primeiros fracassos, tudo isso faz parte do processo, mas não defini o sucesso ou fracasso do projeto. Reinvista os primeiros ganhos no próprio projeto e torne ele mais estável. Isso as vezes quer dizer aumentar os investimento em anúncios ou contratar mais alguém para a linha de produção, depende do caso.

5.O fim é o novo começo

Ao final do projeto, pare e faça um relatório completo do projeto. Tudo que deu certo. Tudo que não deu. Quais os recursos gastos, prejuízos e lucros. Aperfeiçoe cada passo, corrija erros e inicie novamente, agora com mais experiência. Isso vai refletir no seu resultado, positivamente.

Cada semente tem um tempo de germinação. O seu projeto se parece com um feijãozinho que plantado no algodão germina rápido, porém dá poucas vagens, ou seu projeto é como um caroço de abacate, que leva oito anos para dar o primeiro fruto, porém dá milhares de outros abacates durante sua vida para quem o plantou? O entendimento do seu projeto é também o entendimento do tempo de germinação dele. Trabalhe e tenha certeza, vai nascer.

Tenho certeza que faltou alguma coisa nesse artigo, o que acha? Deixe um comentário abaixo: