A comunicação nas organizações se torna cada vez mais dinâmica com a evolução da tecnologia, a necessidade de uma resposta rápida, e a exigência do mercado. As redes sociais vem tomando uma grande e significante fonte de informações geralmente onde as pessoas conseguem fazer comentários e postarem informações a respeito de sua conduta, demonstram suas principais características e assim abrem um pouco mais sobre seu lado profissional e pessoal, como exemplo dessas redes podemos destacar o Linkedin e Facebook.

1A era digital evolui constantemente, isto faz com que organizações se esforcem por acompanhar a velocidade desta evolução. Essas alterações geram constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, antecipando cada vez mais as mudanças no mercado que se torna mais dinâmico e competitivo. As redes sociais correspondem a um sistema estrutural de influência nas organizações com potencial de envolvimento de pessoas e instituições de modo participativos, dinâmicos e democráticos, decorrentes de propósitos, valores e objetivos comuns. As redes sociais digitais entram em cena para formar grupos de interação pessoal e troca de informação rápida, troca de interesses comuns. As organizações utilizam estas redes digitais como ferramenta de marketing para divulgar um produto, uma marca, uma imagem ou simplesmente estar mais próximo de seus clientes.

Elas se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa e isto envolve grandes vantagens e benefícios. Da mesma forma que as redes sociais tornaram-se agora uma parte vital do relacionamento com amigos, familiares e estranhos, as mesmas coisa acontece com as empresas com relação aos seus clientes.

A  importância das redes sociais  como  Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest  é que eles se tornaram uma ferramenta de relação entre as empresas e seus clientes. A internet tem crescido exponencialmente na última década, ultrapassando meios tradicionais como a imprensa, rádio e televisão, e isso implica que a comunicação de uma empresa deve também avançar nessa direção.

O uso de  redes sociais  são vitais para um bom plano de trabalho, marketing digital e este então expressa em novos clientes e no aumento da quantidade de vendas.

São canais de comunicação que permitem uma grande promoção, pode ser usado gratuitamente e são uma excelente ferramenta para promover todos os produtos da marca, divulgar o propósito e missão da empresa, cobertura jornalística e até mesmo de se relacionar e fazer negócios com outras empresas ou para encontrar novos profissionais.

Eles também servem como elemento de ligação para aumentar o tráfego de visitantes na página Web institucional. As possibilidades de utilização destas plataformas pode ser infinito, por isso é importante procurar todas as alternativas reais para ter uma maior presença na Web