15 bons motivos para começar a ler hoje

Postado por
na categoria Noticias
Ah um bom livro! Daqueles que você senta e esquece do mundo, das belas histórias, dos romances, das aventuras, os livros de infância. Tem uns que a gente lembra durante a vida toda outros nem tanto, mas é notório que todos, todos nos ajudam a crescer de alguma forma. Essa semana, mais especificadamente sábado (29/10), comemoramos o Dia Nacional do Livro.
A data surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil. Localizada na cidade do Rio de Janeiro é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje é de cerca de 9 milhões de itens.
No Brasil os leitores representavam, em 2011, 50% da população, já em 2015 são 56%. O que ainda é muito pouco. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. Os dados fazem parte da quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro. A pesquisa ouviu 5.012 pessoas. Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12.
Mesmo sendo poucos, quem lê sabe dos benefícios que esse hábito traz. Mas e você, sabe? Talvez esteja perdendo os grandes privilégios da arte de ler. Agora eu te apresento 15 bons motivos para começar já!
1 – Exercício Mental
Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, dizem os pesquisadores. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável.
2 – Diminui o Stress
Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.
3 – Conhecimento
Tudo que você lê é absorvido como conhecimento e você nunca sabe quando isso pode te ajudar.
4 – Expande seu vocabulário
Quanto mais você lê, mais estará em contato com novas palavras e, inevitavelmente, você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento.
5 – Boa memória
Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre seus personagens, histórias, nomes, características e, também, sobre as ligações sobre o que você está lendo, para isso seu cérebro é ferramenta certa.
6 – Melhora seu pensamento crítico
Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar mesmo antes do livro acabar? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.
7 – Ter uma melhor concentração
No mundo de hoje fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, trabalhamos, estudamos, mantemos contato, é celular e internet quase o dia todo, isso aumenta nosso estresse e pode diminuir a produtividade. Já quando se está lendo, você está envolvido e prestando atenção apenas na história, o que força sua concentração.
8 – Escrever melhor
Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciado pelos escritores.
9 – Ler ajuda a dormir melhor
Todo mundo interage com tela. Mas as emissões de sinais eletrônicos colocam sua mente em estado de atenção. Ler com luz suave tem o efeito oposto. Quem tem o costume de ler umas páginas antes de dormir sabe bem disso.
10 – Te deixa mais bonito ou melhor, mais atraente
Basicamente, porque ler causa a impressão inerente de te deixar mais esperto, logo mais confiante, isso reflete inclusive na sua postura, que é uma das principais armas de sedução.
11 – Encoraja a busca por conquistas
A Universidade do Estado de Ohio fez um estudo interessante, de que quanto mais você se identifica com um (ou vários) personagem na leitura, muito maior é a chance de você tomar ações na vida.
12 – Te torna mais rico culturalmente e menos preconceituoso
Outro estudo, do National Endowment for the Arts, mostra que a leitura desperta uma aceitação maior por outras culturas. Logo, por hábitos diferentes dos seus.
13 – Um ser humano mais humano
Mais um estudo: quem lê regularmente tem três vezes mais chance de exercer alguma função de caridade ou mesmo de praticar isso no dia a dia, pois a leitura comprovadamente te faz mais sensível aos problemas que nos rodeiam.
14 – Cura para a solidão
Em bons livros podemos encontrar personagens com os quais podemos nos identificar e, com eles, descobrimos todo o mundo que vai sendo descrito ao longo da narração. Quando o livro é interessante, atrai toda a nossa atenção e a solidão simplesmente desaparece, porque o livro vai se tornando nosso melhor amigo e companheiro.
15 – Diversão gratuita
Você não precisa comprar livros. Na sua cidade deve ter uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia. Sebos também são ótimas opções pra quem quer gastar pouco com isso, além disso, há um acervo gigante na internet.
Depois dessa lista, devo confessar que preciso pegar mais nos livros. E você, vem comigo? Espero que eu tenha te ajudado a pensar mais sobre o assunto e que nas próximas pesquisas possamos alavancar os dados brasileiros.
Boa leitura!

Tenho certeza que faltou alguma coisa nesse artigo, o que acha? Deixe um comentário abaixo: